2 de janeiro de 2001

Review: Heavy Rain [PS3] Parte 2

Transformando o rumo da história com suas próprias decisões.

Apesar do estilo linear dividido em capítulos, Heavy Rain dá a oportunidade ao jogador dele mesmo fazer as escolhas que achar conveniente. Assim é possível trilhar um determinado caminho que decidirá e influenciará diretamente a personalidade do personagem. Na maioria das situações é possível escolher o que falar, o que fazer e qual decisão tomar. Desde os mais simples detalhes até as mais complicadas questões. É o jogador quem guiará os personagens, escolhendo isso ou aquilo, fazer assim ou assado. E baseado em quê ele fará tais decisões? Na sua afinidade com tal personagem e sua própria maneira de ver a história.

Ao longo do jogo o gamer terá de se acostumar a fazer essas escolhas impossíveis, levando os protagonistas ao extremo, ou não. Todas essas decisões, por mais insignificantes que pareçam ser, transformarão o rumo da trama cedo ou tarde. Você irá fazer suas escolhas, logo você terá de aguentar as consequências.

 Uma experiência completa e diferente de tudo que você já jogou antes.

A atmosfera que Heavy Rain passa a quem o joga é sem dúvidas, diferente. Tudo que há no jogo consegue expandir ainda mais o grau de imersão. Desde a música de fundo com tons melódicos e ar de suspense, a maneira como a câmera se posiciona em um estilo cinematográfico assim como em um filme, até os atos e sentimentos dos personagens levados ao limite, que os fazem ser reais. Felicidade, tristeza, amor, compaixão, misericórdia, medo, afeto, rancor, ódio, raiva, sexo e principalmente os laços que tais protagonistas possuem com outras pessoas, parentes e até mesmo com seu passado. Tudo isso está lá, dentro dos pensamentos deles, às vezes misturados e desorganizados, fazendo-os ficar sem rumo.

A presença dessas relações, pequenas ou grandes entre os personagens, com outras pessoas, seus próprios sentimentos, com a história e saber lidar com elas é o que fazem esse diferencial. O jogador estará controlando pessoas reais, com sentimentos reais, com laços reais, com escolhas a ser tomadas e com consequências reais, por vezes dolorosas e infelizes mas devem ser vivenciadas. Tudo existente em Heavy Rain reforça essa ideologia. Esses elementos fazem parte do clima tenso e sombrio do jogo.

Conclusão.

Heavy Rain consegue ser um título incrível, aliando uma das histórias mais estruturadas e complexas vistas até então em um jogo eletrônico que prende e surpreende o gamer com uma jogabilidade simples porém útil e prática, tornando o gameplay uma experiência agradável e imersiva. Personagens marcantes que possuem sentimentos, desejos e personalidades próprias. Alto grau de realismo devido a narrativa séria combinada a outros fatores como os gráficos extremamente detalhados e uma trilha sonora memorável. O jogador passa a fazer parte da história modificando-a a medida que vai tomando suas escolhas. E talvez o mais importante, o jogador entende e compreende as ações dos protagonistas e o que o levaram a fazer tal coisa. Como já havia mencionado, não há como conseguir captar a atmosfera proporcionada por Heavy Rain sem jogá-lo. E jogá-lo se torna uma experiência sensacional e emocionante. Algo realmente único.


Nota total: 9,5/10,0


3 comentários: