O próximo Counter-Strike ainda trará, novas armas ao seu arsenal, inclunido “uma nova metralhadora pesada, novas pistolas e uma nova escopeta”. A Valve também está fazendo experiências com dois novos tipos de granadas: um coquetel Molotov bem caro feito para bloquear rushes e causar dano de área e uma “granada chamariz”, que emite sons de tiro para confundir jogadores que usam o áudio para determinar onde está cada jogador. Dada a controvérsia criada em cima da inclusão do escudo, removido das versões anteriores, será muito interessante ver como a Valve e a Hidden Path integrarão todas essas novas armas e estratégias na mecânica já muito bem amarrada e funcional da série.
Craig Levine, o “Torbull” do site ESEA News falou de algumas algumas sutis diferenças do sistema de CSGO no seu texto, dizendo que o novo jogo passa uma sensação diferente de ambos CS 1.6 e CS Source. “Os jogadores pro pareceram surpreendentemente felizes com a movimentação e a aparência do jogo”.
A Valve ainda está testando armas que tenham “valor situacional”. Em vez de direcionar os jogadores sempre para as armas mais fortes – como a AWP, a Desert Eagle, a AK-47 e a M4A1 – a ideia é tornar sumetralhadoras, escopetas e pistolas compras viáveis. Levine escreve que CSGO terá “armas com variáveis ajustáveis”, o que parece um outro jeito de dizer que a Valve mudará o equilíbrio dos equipamentos.
Finalmente, segundo Veiser, há planos para um beta fechado, apenas para convidados, nos próximos meses. Visitnates dos eventos Pax Prime (EUA) e da Eurogamer Expo (Inglaterra) terão uma chance de colocar as mãos no jogo.
Counter-Strike: Global Offensive tem lançamento previsto para o começo de 2012, com versões para Xbox Live Arcade, PlayStation Network, Mac e PC.